Na definição
mais simples e usual, Música é a arte de manifestar nossos afetos mediante o
som, sendo composta por três partes, melodia, harmonia e ritmo ou basicamente
som e ritmo. É uma combinação de sons executados em determinada cadência.
Aparentemente matemática e música não tem nenhuma
relação, no entanto a Matemática está presente na Música desde a concepção mais
fundamental do que é som musical e do que é ritmo. Os sons são chamados
de escala musical dos quais podemos criar músicas. Eles são basicamente
matemática, juntando os sons de determinadas maneiras podemos formar resultados
muito agradáveis. Os sons musicais têm
como base relações matemáticas e características de vibrações sonoras, que
juntas são a base para a harmonia. A forma que colocamos as notas nas
partituras para criar uma música depende do seu ritmo, do estilo musical, ou da
região, pois varia.
Quem toca
algum instrumento musical, tem certa facilidade em matemática, pode parecer que
não, mas a música desenvolve o raciocínio lógico. Para tocar qualquer
instrumento musical precisa-se desenvolver lógicas para decorar os valores das
notas, acordes, dedilhado, para não perder o ritmo. Esse conjunto que
desenvolve o raciocínio lógico traz também melhoras no desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático facilitando a aprendizagem dessa disciplina.
Para muitos
pesquisadores a música desenvolve o cérebro. Segundo alguns estudos realizados
por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área
do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho
com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões
rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um
determinado conteúdo de matemática.
Percebe-se esse desenvolvimento não apenas em matemática, mas também em
outras disciplinas, bem como na vida social.
Platão já
dizia que “A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer
outro”, por isso muitos pais e educadores procuram introduzir o ensino musical
nas atividades das crianças como forma de desenvolver ainda mais as habilidades
das mesmas.
Aluna Thuany Neves Polletti, 1º B – Ensino Médio
0 comentários:
Postar um comentário