quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Música e Matemática




Na definição mais simples e usual, Música é a arte de manifestar nossos afetos mediante o som, sendo composta por três partes, melodia, harmonia e ritmo ou basicamente som e ritmo. É uma combinação de sons executados em determinada cadência.
Aparentemente matemática e música não tem nenhuma relação, no entanto a Matemática está presente na Música desde a concepção mais fundamental do que é som musical e do que é ritmo. Os sons são chamados de escala musical dos quais podemos criar músicas. Eles são basicamente matemática, juntando os sons de determinadas maneiras podemos formar resultados muito agradáveis.  Os sons musicais têm como base relações matemáticas e características de vibrações sonoras, que juntas são a base para a harmonia. A forma que colocamos as notas nas partituras para criar uma música depende do seu ritmo, do estilo musical, ou da região, pois varia.
Quem toca algum instrumento musical, tem certa facilidade em matemática, pode parecer que não, mas a música desenvolve o raciocínio lógico. Para tocar qualquer instrumento musical precisa-se desenvolver lógicas para decorar os valores das notas, acordes, dedilhado, para não perder o ritmo. Esse conjunto que desenvolve o raciocínio lógico traz também melhoras no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático facilitando a aprendizagem dessa disciplina.
Para muitos pesquisadores a música desenvolve o cérebro. Segundo alguns estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.  Percebe-se esse desenvolvimento não apenas em matemática, mas também em outras disciplinas, bem como na vida social.
Platão já dizia que “A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”, por isso muitos pais e educadores procuram introduzir o ensino musical nas atividades das crianças como forma de desenvolver ainda mais as habilidades das mesmas.


Aluna Thuany Neves Polletti, 1º B – Ensino Médio

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