quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Inclusão Social



A inclusão social é uma ação que visa eliminar as “barreiras” que as pessoas criam para se afastar das que não tem o padrão que a sociedade considera que seja o certo. Na maioria das vezes ocorrem com pessoas portadoras de deficiência física e mental, minorias raciais, idosos, condições socioeconômicas, falta de acesso à tecnologia (exclusão digital), aparência entre outras.
É difícil acreditar que pessoas são excluídas do meio social por motivos tão fúteis, como a cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Essas características não podemos mudar, pois já nascemos com elas e não somos culpados por tê-las, pelo contrario, somos agraciados por sermos diferentes. Claro que hoje existem as cirurgias plásticas que podem mudar completamente a aparência de uma pessoa, mas creio que alguém não mudaria a própria a aparência por motivos alheios.
Existem muitas leis em relação a isso, no entanto, as atitudes de rejeição criam barreiras sociais e físicas que dificultam o processo de integração.
A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais.
Inclusão social e participação na sociedade deve ser uma luta diária e de cada um de nós.
Pense nisso e vamos colaborar para a inclusão de todos na sociedade!

 Érika Boechat e Karol Vasconcellos – 1° ano A

0 comentários:

Postar um comentário